PUBLICIDADE
Nova subestação deve garantir crescimento e desenvolvimento da área de atuação da Cermoful
24/08/2021 21:05 em REGIÃO

O investimento é fundamental para que a demanda de energia industrial seja ampliada

 

A Cermoful, atenta à realidade econômica da região, está desenvolvendo o projeto da instalação de uma nova subestação. Este investimento é fundamental para que a demanda de energia industrial seja ampliada, além de possibilitar a compra de energia através do mercado livre na tensão de 69 KVA.

A expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto, indicador que mede o desempenho da economia do país, em 2021 aumentou de 3,96% para 4,36%, após alta no mês de junho de 2021. Para 2022, a projeção avançou de 2,25% para 2,31%, depois de duas diminuições consecutivas.

As estimativas estão no Relatório Focus, que é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central e traz as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Com esta expectativa, novosinvestimentos estão sendo previstos, principalmente no setor industrial, que representa cerca de 60% do consumo de energia fornecido pela cooperativa.

Para absorver este crescimento, os municípios de Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Urussanga estão instalando áreas industriais dentro da poligonal da Cermoful, que prevê um aumento do fornecimento de energia. Segundo o prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri, as conversas com a cooperativa estão avançadas, e existem tratativas para trazer algumas novas indústrias para o município.

“A Cermoful é nossa parceira, e atende a principal região agrícola de nosso município, o apoio ao homem do campo é incondicional e em conjunto vamos trazer novos investimentos para ampliar o setor agropecuário. Precisamos garantir o fornecimento de energia e de todas as necessidades deste setor”, destaca De Fáveri.

Em Morro da Fumaça, o município ganhará a sua primeira área industrial nos próximos meses. Localizada no distrito de Estação Cocal, ela possui área de 60 mil metros quadrados. Além disso, o Governo Municipal está com negociações avançadas para a aquisição de um novo terreno para a instalação de uma área industrial ainda maior.

"Estamos com diversas ações visando o desenvolvimento econômico de Morro da Fumaça e a área industrial é uma delas. Para isso contamos também com a Cermoful. Um dos atrativos para os empreendedores é a energia barata e de boa qualidade, e nisso a cooperativa segue atuando com a sua competência e tradição", salienta o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral.

Importante destacar também que a demanda de energia deverá crescer cerca de 15% mais que PIB pelos próximos 10 anos, devido à eletrificação crescente, tanto no consumo residencial quanto no industrial.

Segundo Adelcio Cavagnoli, gerente de distribuição e responsável pelo cálculo de demanda de energia da Cermoful, estamos chegando no limite do fornecimento de energia. “Além da alta demanda, temos que lidar também com a retirada gradual dos subsídios que hoje temos na tarifa. A subestação é fundamental para que possamos entregar energia confiável e barata para nossos associados”, reforça Cavagnoli.

O presidente da Cermoful, Rudy Recco, acrescenta que a Cermoful está planejando o fornecimento a longo prazo,e está aberta a parcerias e ações que fomentemo desenvolvimento da região e o bem-estar dos associados.

“A Cermoful é um dos pilares do desenvolvimento econômico e social da região, precisamos que os investimentos sejam realizados sempre pensando nos associados. Todos que tem boas ideias que tragam engrandecimento à região e aos associados, tem as portas abertas na Cermoful. Vamos ouvir a todos que querem contribuir, a todos que querem trazer desenvolvimento. Tenho certeza que estas parcerias vão trazer mais emprego, mais renda e mais qualidade de vida para todos” finaliza Recco.

Fonte: Engeplus

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!