Avaí venceu o Criciúma em clássico catarinense (Foto: Leandro Boeira, Avaí F.C.)
O Criciúma não conseguiu o quinto jogo seguido de invencibilidade na Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo após um gol de Jhonata Robert no primeito tempo, o Tigre tomou um gol na reta final do segundo tempo e perdeu por 2 a 1 para o Avaí na noite desta sexta-feira, dia 27, no estádio Heriberto Hülse. A partida foi válida pela 14a rodada do Brasileirão.Por conta do resultado na noite de hoje, o Criciúma está na 15a colocação na tabela e soma 16 pontos em 13 jogos disputados. Já o Avaí, após a vitória na noite de hoje no Majestoso, é o oitavo colocado na tabela da competição. O Leão soma 20 pontos em 13 jogos disputados.

Foto: Celso da Luz/Criciúma.EC
O Criciúma retorna ao gramado apenas no dia 8 de julho, terça-feira, diante do Goiás. A partida será disputada no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO), a partir das 19h30. Já o Avaí entra em campo no próximo sábado, dia 5 de julho, e enfrenta o Paysandu no estádio da Ressacada, em Florianópolis, a partir das 19h30. Ambas as partidas serão válidas pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Avaí sai na frente
Depois de um início de primeiro tempo parado, apenas com troca de passes no estádio Heriberto Hülse, foi o Avaí que teve a primeira chance de abrir o placar. Cléber roubou a bola no meio campo e correu em direção a grande área do Tigre. Na jogada, o atacante passou a bola para Marquinhos Gabriel, que chutou com força. Porém, Alisson defendeu e afastou o perigo de gol.

Criciúma começou o primeiro tempo sendo pressionado pelo Avaí. (Foto: Celso da Luz/Criciúma.EC)
Porém, na sequência, o Avaí conseguiu balançar a rede no Majestoso aos seis minutos no cronômetro. Após uma cobrança de escanteio, Mário Sérgio marcou de cabeça, porém o lance acabou sendo anulado O gol não foi válido após uma falta de Jonathan Costa em cima do goleiro do Criciúma. O placar seguiu em 0 a 0.
No entanto, apesar do gol anulado, o Avaí ainda conseguiu sair na frente no clássico de felinos. O Leão, que vinha dominando a partida, conseguiu abrir vantagem com Barreto aos 12 minutos do primeiro tempo. Marquinhos Gabriel realizou um desarme durante uma saída de bola e passou para o volante, que chutou com força na grande área e balançou a rede de Alisson, que não conseguiu defender.
Jhonata Robert iguala o placar
Mesmo com o domínio do Leão, o Tigre conseguiu responder e igualou o placar aos 18 com Jhonata Robert. Na grande área do time visitante, o meia recebeu um passe de Luiz Henrique e chutou no canto da rede de Igor Bohn. O arqueiro do Avaí não conseguiu fazer defesa e o Criciúma reverteu a vantagem, conseguindo o empate.
Apesar do marcador igual, o Avaí quase conseguiu ampliar a vantagem. João Vitor passou pela zaga do Criciúma e chutou com força no gol de Alisson. Mais uma vez, o goleiro carvoeiro se esticou e conseguiu uma linda defesa, afastando mais um perigo de gol do Leão aos 24 no cronômetro. O placar seguiu igualado no Heriberto Hülse.
Após o gol de empate, o Criciúma conseguiu responder o domínio do Avaí, conseguiu mais finalizações e teve mais duas chances de ampliar o placar nos minutos finais da primeira etapa. Com Gui Lobo e Diego Gonçalves, a equipe carvoeira quase marcou o segundo, respectivamente, aos 37 e 39 no cronômetro. Entretanto, o primeiro tempo encerrou com o placar em 1 a 1.

Comemoração do Tigre após o gol de Jhonata Roberto no Majestoso. (Foto: Celso da Luz/Cricúma.EC)
Quase o segundo
Sem mudanças nas escalações das duas equipes, o segundo tempo iniciou com o Criciúma pressionando. Após um passe de Gui Lobo, Jhonata Robert, de novo, quase marcou mais um para o Tigre nos minutos iniciais da segunda etapa. A chance do segundo gol do atacante foi frustrada após uma grande defesa do arqueiro do Avaí, que espalmou a bola para a linha de fundo.
O Tigre teve mais duas oportunidades de ampliar o placar e marcar o segundo gol na sequência. A primeira chance de virada foi com Diego Gonçalves, que chutou com força na trave aos 19 minutos. Já aos 21 no cronômetro foi a vez de Nícolas. O atacante recebeu passe de Jean Carlos e chutou com a perna direita. Igor Bohn defendeu nas duas jogadas e o duelo seguiu igual.
Leão amplia vantagem
Com um a menos em campo, após a expulsão de Marcinho por uma falta em Marquinhos Gabriel, o Tigre sofreu a virada aos 42 minutos do segundo tempo. O Avaí marcou o segundo com Thayllon. O atacante, na grande área, chutou com força com a perna esquerda e conseguiu balançar o canto da rede de Alisson, encerrando o duelo em 2 a 1 no estádio Heriberto Hülse.

Tigre sofreu um gol na reta final e perdeu para o Avaí no Majestoso. (Foto: Celso da Luz/Criciúma.E.C)
Ficha técnica Criciúma 1x2 Avaí:
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 14ª rodada.
Data: Sexta-feira, dia 27 de junho de 2025.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Horário: 20h30.
Público: 9.153.
Renda: R$ 188.560.
Arbitragem: O jogo entre Criciúma e Avaí teve a arbitragem de Bruno Arleu de Araújo, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Ele foi auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha, da mesma federação. Já o quarto árbitro foi o catarinense Fernando Henrique de Medeiros Miranda. A arbitragem de vídeo também é carioca e foi comandada por Paulo Renato Moreira da Silva Coelho. Ele teve como auxiliar Lilian da Silva Fernandes Bruno.
Cartões amarelos: Barreto, Jonathan Costa (AVA).
Cartões vermelhos: Marcinho (CRI).
Criciúma: Alisson; Zé Gabriel, Rodrigo, Luciano Castán e Marcinho; Matheus Trindade, Luiz Henrique (Felipinho), Gui Lobo (Morelli) e Jonatha Robert (Jean Carlos); Diego Gonçalves (João Carlos) e Nicolas (Sassá).
Técnico: Eduardo Baptista.
Avaí: Igor Bohn; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio; Barreto (JP), João Vitor, Andrey (Hygor) e Marquinhos Gabriel; Cléber (Alef Manga) e Emerson Ramon (Thayllon).
Técnico: Jair Ventura.
Fonte: Engeplus