O presente para as crianças carvoeiras não poderia ser outro: o triunfo do Criciúma. E assim foi: o Tigre venceu o América Mineiro e segue no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 32ª rodada, disputada no estádio Heriberto Hülse, o time tricolor bateu o Coelho por 2 a 1 na noite deste domingo, 12 de outubro. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo por Jhonatan e Diego Gonçalves para os donos da casa, e por Ricardo Silva para os visitantes.

Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
Com a vitória, o Criciúma assumiu a vice-liderança da competição nacional, somando 53 pontos. Já o América Mineiro segue em 14º lugar, com 37 pontos. Na próxima rodada, o Tigre enfrenta o Avaí, no domingo, dia 18, às 16 horas, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Enquanto isso, o Coelho duela contra o CRB, no sábado, dia 17, às 18h30, no estádio Independência.
Primeiro tempo
O primeiro chute ao gol veio dos donos da casa, aos 2 minutos. Jhonata Robert recuperou a bola no meio-campo, arrancou, deixou dois para trás e chutou da intermediária, no canto direito do goleiro Gustavo, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Na jogada seguinte, Léo Naldi lançou para Jean Carlos, que arrancou pelo lado esquerdo, entrou na área e arriscou o chuto rasteiro, mas o goleiro Gustavo fez a defesa. Porém, a arbitragem assinalou impedimento na jogada.

Jean Carlos foi um dos atletas que mais tentaram o ataque no primeiro tempo. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.)
Aos 10, Stênio sofreu falta no lado direito, perto da área. Yago alçou bola na área, mas a zaga afastou para a linha lateral. O Coelho cobrou o lateral, mas novamente a zaga afastou.
A equipe carvoeira chegou ao ataque novamente. Após lançamento de Jean Carlos para Jhonata Robert pela direita, a bola correu demais e ia sair pela linha de fundo, mas o zagueiro adversário se atrapalhou e acabou mandando para fora, gerando escanteio para o Tigre. Jean Carlos cobrou, a bola passou por toda área e Gustavo, em cima da linha, acabou conseguindo espalmar para frente. A bola ainda ficou viva na área, Felipinho tentou chutar, mas foi bloqueado pelo zagueiro.
Gustavo
De pé em pé, o Criciúma chegou na área. A jogada iniciou com Gui Lobo tocando para Jhonata Robert no meio-campo, que tocou na medida para Marcinho, que cruzou no segundo poste para Léo Naldi, que chutou e o goleiro Gustavo evitou o gol com o peito, mandando a bola para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga do Coelho acabou afastando o perigo.
No lance seguinte, Miqueias errou no meio-campo, a bola sobrou para Jhonata Robert, que arrancou e tocou na direita para Jean Carlos. O meia-atacante rolou para trás e Gui Lobo chegou chutando, mas a bola parou no próprio Miqueias.
Aos 45, Léo Naldi recebeu na entrada da área e arriscou o chute, mas a bola subiu demais e Gustavo só acompanhou o lance. A última chance do Tigre no primeiro tempo foi com Jhonata Robert. Após tabela com Léo Naldi, o meia arriscou o chute da intermediária e a bola saiu pela linha de fundo.
Segundo tempo
O Criciúma voltou para a etapa final pressionando o adversário e buscando abrir o marcador e quase conseguiu com Diego Gonçalves. O atacante subiu pela esquerda, entrou na área, deixou o adversário no chão, entretanto, no momento do chute acabou pegando mal e isolando.
Gustavo até tentou impedir, mas o Tigre marcou
Gustavo veio decidido a salvar o América Mineiro e conseguiu mais uma vez. Após roubada de bola na intermediária, Diego Gonçalves viu o goleiro adiantado e arriscou por cobertura, mas o camisa 1 conseguiu voltar e espalmou para a linha de fundo. Mas na cobrança de escanteio de Jhonata Robert, Jonathan apareceu sozinho na grande área e cabeceou para o fundo do gol.

Jhonatan comemorou o gol ajoelhado no gramado.
O Criciúma mexeu duas vezes aos 21 minutos. O primeiro a sair foi o meia-atacante Jean Carlos para a entrada de João Carlos. Já o goleiro Alisson precisou deixar o gramado machucado para a entrada de Georgemy.
América empata
Se o Gustavo defende de um lado, Georgemy também trabalhou do outro lado. Arthur Sousa entrou na área e arriscou o chute, mas o goleiro carvoeiro espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Georgemy saiu errado e Ricardo Silva, dentro da pequena área, acabou cabeceando para o fundo do gol.
Sem tempo para comemorar
O América Mineiro ainda estava comemorando o empate, mas o Tigre não deixou barato e logo ficou na frente do marcador novamente. João Carlos foi para cima da marcação, deixou o zagueiro para trás e tocou na medida para Diego Gonçalves, que chutou firme no canto direito do goleiro Gustavo.

Diego Gonçalves marcou o gol da vitória tricolor.
O Criciúma mexeu mais uma vez aos 35. Saiu o lateral-direito Jonathan para a entrada do zagueiro Yan Souto.
Felipinho e Jhonata Robert fizeram uma tabela pela esquerda e o lateral sofreu falta próxima da área. Jhonata Robert alçou na área, mas a zaga afastou.
As últimas substituições do Tigre aconteceram aos 39. Saíram Gui Lobo e Jhonata Robert para as entradas de Matheus Trindade e Luiz Henrique, respectivamente.
Travessão salva o América
Após cobrança de escanteio de Luiz Henrique, Léo Naldi desviou no meio da área e a bola sobrou para Diego Gonçalves, que cabeceou para o gol, porém a bola bateu no travessão e saiu.
Aos 49, Diego Gonçalves cometeu falta no adversário na lateral direita. Titi Ortíz cobrou direto e o goleiro Georgemy fez a defesa, na última jogada de perigo da partida.
Ficha técnica de Criciúma 2 x 1 América Mineiro
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 32ª rodada
Data: domingo, dia 12 outubro, de 2025.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Horário: 18h30
Público: 10.494 pessoas.
Renda: R$ 201.320,00
Arbitragem: O árbitro Bruno Pereira Vasconcelos, de 35 anos, comandou o duelo. Ele foi auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Patrícia dos Reis do Nascimento, o trio é da Bahia. O quarto árbitro foi William Machado Steffen, de Santa Catarina. Na cabine do VAR estiveram Márcio Henrique de Gois, como árbitro de vídeo, e Herman Brumel Vani, ambos de São Paulo.
Gols: Jhonatan (19’2’T), Diego Gonçalves (30’2’T) (CRI); Ricardo Silva (28’2’T) (AME).
Cartões amarelo: Jean Carlos (41’1’T), Marcinho (21’2’T), Jhonata Robert (27’2’T) (CRI)
Cartões vermelho: não teve.
Criciúma: Alisson (Georgemy); Jonathan, Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Felipinho, Léo Naldi, Gui Lobo (Matheus Trindade) e Jhonata Robert (Luiz Henrique); Diego Gonçalves e Jean Carlos (João Carlos).
Técnico: Eduardo Baptista.
América Mineiro: Gustavo, Júlio César (Mariano), Ricardo Silva, Lucão e Emerson Santos; Paulinho, Aloísio (Titi Ortíz), Miqueias e Yago Souza (Héber); Stênio (Thauan) e Rafa Silva (Arthur Sousa).
Técnico: Alberto Valentim.
Fonte: Engeplus