Diferente de 2025, o próximo ano será repleto de feriados durante os dias de semana. Dos 15 dias comemorativos que acontecerão em Criciúma, 15 deles cairão em dias da semana, dentre eles, 11 permitirão períodos prolongados de descanso. Das datas, 16 são feriados nacionais e 5 municipais.
Conforme a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbina), das datas, 10 são feriados nacionais, dois municipais e dois pontos facultativos. Os feriados que caem na segunda ou na sexta-feira, criam os “finais de semana de 3 dias”, ou “feriadão”, possibilitando um período maior de descanso aos trabalhadores.
No município carbonífero será registrado esses momentos durante os feriados de: Carnaval, Consciência Negra, Paixão de Cristo, Dia de Finados, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, Santa Bárbara e por último o Natal.
O fim de semana terá feriado em somente uma ocasião, na Proclamação da República, dia 15 de novembro, em um domingo. Além dos feriados oficias, nacionais e municipais, no ano e 2026 também acontecerá a Copa do Mundo e as Eleições presidências do Brasil. O evento de futebol mundial inicia em junho e segue até julho. Já as eleições acontecem em outubro.
Feriados em Criciúma
Os feriados municipais são estabelecidos por lei e podem variar entre cidades do mesmo estado. Criciúma possui características que definem dois feriados municipais oficiais. Entre eles: Santos Reis/Fundação do Município e Santa Bárbara.

Foto: Fabrício Júnior/Arquivo/Portal Engeplus
Ademais, dois outros dias são não feriados, mas normalmente não é trabalhado, sendo ponto facultativo e muitas vezes municipal. Nesse sentido, cada município tem poder de decidir se fará parte ou não. Em Criciúma, serão dois casos: o Carnaval e o dia de Corpus Christi.Confira os dias dos feriados durante o ano:
Quinta-feira, dia 1º de janeiro: Confraternização Universal;
Terça-feira, dia 6 de janeiro: Santos Reis e Fundação do Município;
Segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de fevereiro: Carnaval;
Sexta-feira, dia 3 de abril: Paixão de Cristo;
Terça-feira, dia 21 de abril: Tiradentes;
Sexta-feira, dia 1 de maio: Dia do Trabalho;
Quinta-feira, dia 4 de junho: Corpus Christi;
Segunda-feira, dia 7 de junho: Independência do Brasil;
Segunda-feira, dia 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil;
Segunda-feira, dia 2 de novembro: Finados;
Domingo, dia 15 de novembro: Proclamação da República;
Sexta-feira, dia 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
Sexta-feira, dia 4 de dezembro: Santa Bárbara;
Sexta-feira, dia 25 de dezembro: Natal.
Fonte: Engeplus