O Criciúma venceu o Avaí por 2 a 1 na noite deste domingo, dia 11, no estádio Heriberto Hülse, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense. O resultado encerrou um tabu de dez anos sem vitória do Tigre sobre o rival jogando em casa no estadual.

Foto: Celso da Luz
Os gols da partida do Tigre foram marcados por Gui Lobo logo nos primeiros minutos do primeiro tempo, e por César Martins, na segunda etapa, garantindo os três pontos para a equipe carvoeira. Talisson foi o autor do gol do Avaí.
O Tigre volta ao campo na próxima quinta-feira, dia 15, para duelar contra o Joinville, na Arena Joinville, às 20 horas. Já o Avaí enfrenta o Carlos Renaux, na quarta-feira, dia 14, na Ressacada.
Criciúma marca aos dois minutos

Foto: Celso da Luz
Diferente da primeira partida no campeonato, o Tigre iniciou o jogo com uma outra postura na busca por abrir o placar.
O primeiro ataque do Criciúma, organizado, aconteceu logo no início da partida. Aos dois minutos, o Tigre marcou o seu primeiro gol da temporada em um contra-ataque armado por Jhonata Robert, que viu Gui Lobo chegando, e criou a jogada. O jogador tentou um chute cruzado, que acabou desviando no rival, enganando o goleiro, terminando na linha de fundo.
Aos 13 minutos, Pedro Cuiabá recebeu a bola dentro da área e tentou chutar para o gol, mas a finalização não saiu como o esperado pelo volante do Avaí, saindo pela linha de fundo.
Em um contra-ataque do Criciúma minutos depois, o número 10 do Tigre cortou para dentro e chutou para o gol. A bola acabou sendo espalmada pelo goleiro do Leão.
Aos 20 minutos, um erro de saída de bola, acabou dando uma oportunidade para o Avaí, que acabou sendo apenas um susto para o Tigre. Ambas as equipes seguiram pressionando em campo.
Quatro minutos depois, Jhonata Robert cobrou o cruzamento de perna direita, colocando a bola na cabeça de César Martins. Sozinho ele subiu e deu o toque, mas sem êxito.
Aos 37 minutos, Jean Lucas cobrou mal uma falta e a bola foi parar na arquibancada do Majestoso.
Após dois minutos, Diego Gonçalves girou dentro da área para dominar a bola e finalizou, sendo que a bola foi no cantinho e para fora. Depois, Jonatha Robert finalizou em dois tempos para a defesa do goleiro do Avaí. A partida seguiu movimentada até finalizar o primeiro tempo.
Tigre amplia no segundo tempo
Aos quatro minutos, a auxiliar sinalizou impedimento em um lance do Criciúma. Na jogada, o zagueiro Rodrigo lançou a bola para Diego Gonçalves que marcou o gol, porém o juiz anulou.
De fora da área, Hermes finalizou aos nove minutos e o goleiro defendeu. O estreante César Martins ampliou o placar aos 20 minutos do segundo tempo. No lance, Lepo que havia recém entrado, cobrou a lateral na área e Rodrigo desviou para trás, onde estava o autor do gol, que finalizou.
Aos 31 minutos, João Carlos chegou com velocidade se chocando com o goleiro Otávio. O goleiro fez a defesa e ficou no chão sentindo o corpo, mas depois se recuperou, retornando para a partida.
Lei do ex
Aos 40 do segundo tempo, Talisson fez valer a lei do ex e apareceu livre de marcação na área do Criciúma. Ele cabeceou para o gol, descontando o placar.
As duas equipes ainda pressionaram nos minutos finais. Em um dos lances, o goleiro Georgemy ficou cara a cara com Talisson e conseguiu evitar o gol do rival.
Ficha técnica para Criciúma 2 x 1 Avaí
Competição: Segunda rodada do Campeonato Catarinense de 2026
Data: Domingo, dia 10.
Estádio: Estádio Heriberto Hülse
Horário: 18 horas.
Gol: Gui Lobo (Cri), César Martins (Cri), Talisson (Avaí)
Cartão amarelo: Zé Ricardo (Avaí), Luciano Castán (Cri), Gugel (Avaí)
Público total: 7.464
Renda bruta: R$ 165.620,00
Arbitragem: Esteve no apito o árbitro Cinésio Mendes Júnior, auxiliado pelos assistentes Diogo Berndt e por José Paulo Martins Sinfrônio. O quarto árbitro foi Roberto Natanael Ferreira. No VAR esteve Rodrigo D’Alonso Ferreira.
Escalação do Criciúma: Georgemy; Luciano, Rodrigo e César; Marcelo Hermes (Nicolas), Eduardo (Steven), Gui Lobo, Jonathan Robert (João Carlos) e Marcinho (Willean Lepo); Waguininho e Diego Gonçalves (Sandry).
Técnico: Eduardo Baptista
Escalação do Avaí: Otávio; Wallison, Allyson, Gabriel Simples e João Pedro (Nicolás Cabral); Pedro Cuiabá, Zé Ricardo (Vinícius Gugel) e Jean Lucas (Daniel Penha); Thayllon (Gaspar), Josmar (Talisson) e Garcez.
Técnico: Cauan de Almeida
Fonte: Engeplus